segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Sacolas e Copos Plásticos: o jogo começa a endurecer contra eles !!

Vejam só o que está ocorrendo no mundo  com relação as sacolas plásticas (por exemplo, a Itália está proibindo o uso de sacolas plásticas) e aqui no Brasil.

Detalhe: o que vale para sacos plásticos, serve também para copos plásticos. Na prática o problema é o mesmo !

Além de ecologicamente correto, a troca dos copos plásticos descartáveis por canecas personalizadas da empresa ou instituição é uma opção  econômica. Fazendo as contas é possível ver o quão bem faz (inclusive financeiramente) ser ecologicamente correto.
vejam, por exemplo, http://www.sucessonews.com.br/copo-descartavel-ou-caneca-personalizada/

Outra informação importante: não adianta optar pelos chamados plásticos oxibiodegradáveis. Uma pesquisa publicada na Revista Pesquisa FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) mostra claramente isso (ver resumo abaixo).
Artigo: Degradação Dificil - Revista Pesquisa FAPESP - Outubro de 2008 Nº: 152 Pag: 76
Você já deve ter notado que as sacolas plásticas que você usa no dia-a-dia trazem a informação de que são confeccionadas com plástico oxibiodegradável . Esse tipo de plástico começou a ser produzido no final da década de 80 e, segundo seus fabricantes, são ambientalmente corretos e se decompoem rapidamente na natureza. Uma pesquisa mais recente, porém, revelou que apesar do plástico se fragmentar e virar pó rapídamente, ele não é consumido pelos fungos, bacterias e outros microorganismos. O que significa que os componentes do produto não são retornados ao ciclo.
Em um teste foram comparadas duas amostras de plástico, uma com o aditivo pro-oxidante e outra sem. O resultado foi que a amostra com o pro-oxidante de fato se fragmentou mais rapidamente, porém mesmo após dois meses, nenhuma das duas amostras demonstrou uma diferença significativa na redução de massa. O que significa que as tais sacolas de plástico oxibiodragradável não são realmente biodegradáveis.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=3660&bd=1&pg=1&lg=
Vejam algimas reportagens que ilustram o que está sendo feito para reduzir o consumo de plástico:
=======================================
VEJA, 2 de Janeiro 2011
Itália proíbe sacolas plásticas a partir de 1º de janeiro
Paralelamente à proibição, o governo lançará uma campanha de conscientização para promover o uso de sacolas recicláveis
(Martin Poole / Thinkstock)
"Isto marca um passo importante na luta contra a poluição e nos torna a todos mais responsáveis com relação à reciclagem"
Ministra do Meio Ambiente da Itália, Stefania Prestigiacomo

A Itália já divulgou sua meta de Ano Novo para o meio ambiente: banirá as sacolas plásticas de lojas e supermercados de todo o país a partir de 1º de janeiro - quando os consumidores que aguardam as promoções de final de ano deverão adotar bolsas biodegradáveis, de tecido ou papel.

Os italianos estão entre os maiores consumidores de sacolas plásticas da Europa, com uma taxa de uso per capita de mais de 300 sacolas ao ano. Cerca de um quarto das 100 bilhões de sacolas plásticas importadas pela Europa vem da China, Tailândia e Malásia.

"Isso marca um passo importante na luta contra a poluição e nos torna mais responsáveis em relação à reciclagem", disse a ministra do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo. Ela afirmou ainda que o governo está lançando uma campanha de conscientização para promover o uso de sacolas feitas de materiais naturais e recicláveis, "que não devem apenas ser práticas e ecológicas, mas também ter estilo".

Grupos ambientalistas saudaram a proibição, apesar da oposição das indústrias
=========================================================================
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/lei-proibe-uso-de-sacolas-plasticas-em-varios-paises-20100123.html
Países reduzem consumo ao cobrar por sacola plástica

China, Irlanda e Itália cobram por cada saco plástico se consumidor quiser usar o material
Caroline de Carvalho, do R7

Sacolas vendidas na China são mais resitentes após a implantação da lei
Alguns países adotaram leis rígidas contra o consumo de sacolas plásticas. A China, por exemplo, proíbe a distribuição gratuita e cobra R$ 0,20 por cada saco feito de um material mais resistente. O país quer reduzir o consumo diário de 3 bilhões de sacolas plásticas.

Em 2002, a Irlanda também instituiu a cobrança de sacolas plásticas, o que fez o consumo cair 97%, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Apesar de recentes, algumas dessas medidas conseguiram mudar o hábito dos moradores e diminuir o uso do produto.

Na Itália, as sacolinhas de plástico devem ser proibidas, mas os supermercados já cobram cerca de R$0,05 por unidade.

Nos Estados Unidos, a primeira cidade norte-americana a banir o uso das sacolas plásticas foi São Francisco, em 2007. Só para se ter uma idéia, no país inteiro estima-se que o consumo seja de 100 bilhões de sacolas por mês. Agora a coleta do lixo é feita em coletores seletivos especiais, que não aceitam o depósito de sacolas plásticas. Neste caso, os resíduos orgânicos devem ser embalados em papel, jornal ou sacos feitos de matéria-prima orgânica renovável.
========================================================================

http://noticias.r7.com/brasil/noticias/cidade-em-sc-reduz-em-91-consumo-de-sacolas-plasticas-20100123.html

Cidade em SC reduz em 91% consumo de sacolas
Redução ocorreu depois que os mercados passaram a cobrar R$ 0,50 por pacote com sacos
Caroline Carvalho, do R7

Os habitantes de Xanxerê, no interior de Santa Catarina, foram mais longe na política de reduzir o consumo de sacolas plásticas. A cidade, com cerca de 42 mil habitantes, conseguiu cortar 91% do uso dos sacos desde abril de 2009, quando os supermercados passaram a cobrar pelas sacolas plásticas: R$ 0,50 por cada embalagem com cinco.

Xanxerê não tem lei que proíba o uso de sacos plásticos. A iniciativa para reduzir o consumo partiu da sociedade civil e começou com uma campanha da prefeitura local, informa o Ministério do Meio Ambiente. Anteriormente, eram usadas 1 milhão de sacolas por mês na cidade.

Ainda na onda ecológica, duas redes de supermercados Walmart e Carrefour aderiram à campanha “Saco é um Saco” do governo. O grupo Carrefour tem a meta mundial de zerar o uso de sacolas plásticas até 2015.

O diretor de sustentabilidade do Carrefour Brasil, Paulo Pianez, diz que a meta no país é reduzir 50 % o uso das sacolinhas e, só em 2015, zerar o consumo. Pianez acredita que uma das dificuldades no projeto é driblar a “relação afetiva” que o brasileiro tem com a sacola e que, por isso, é preciso dar ao consumidor outras alternativas.

- O brasileiro usa sacola para lixo em casa, para guardar roupa molhada da academia, leva para praia. Não podemos retirar tudo e não mostrar opções. Temos que investir no consumo racional das sacolinhas, na reutilização delas.

O Walmart tem a meta de reduzir em 50% o consumo de sacolas até 2013. Em 2009, a redução foi de 10%, o que equivale a 50 milhões de sacolas plásticas. Outra ação do supermercado é pagar pela sacola (R$ 0,03), ou seja, dar um crédito para o consumidor que optar por não usar o saco plástico. O estabelecimento também fornece a sacola retornável.

Em vigor em todas as lojas do Nordeste e do Sul (286 unidades), o programa já tirou do meio ambiente mais de 12 milhões de sacolas e concedeu mais de R$ 360 mil em desconto para os clientes. Tudo isso para reduzir o consumo de sacolas pelo grupo, que é de 1,4 bilhões por ano.

http://www.sacoeumsaco.com.br/blog/tag/impacto-ambiental/page/3/

Depois que Xanxerê, através da mobilização de empresários, governo e comunidade, baniu a distribuição gratuita de sacolas plásticas na cidade – em um ano, o consumo de sacolas plásticas caiu em 85%! – vários municípios de Santa Catarina seguiram o bom exemplo!

No dia 25 de fevereiro, o município de Ponte Serrada parou de distribuir sacolas plásticas de forma gratuita.

Ponte Serrada se une a  Xanxerê, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Mondaí, São Domingos e Seara, que já baniram as sacolas plásticas. Em 12 de abril, será a vez de Pinhalzinho suspender a distribuição gratuita das sacolinhas.

Parabéns ao povo catarinense e sua atuação efetiva para reduzir o impacto ambiental causado pelas sacolas plásticas! É incrível como é só questão de vontade e consciência. Vamos torcer para que mais e mais municípios sejam contagiados por esta ideia!

==========================================================================
Neste site é possível ver a Campanha de TV relacionada a campanha de abolição do uso de sacolas plásticas em Xanxerê
http://www.youtube.com/watch?v=ToHXH2VhZKU

===========================================================================
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/lei-no-rio-manda-acabar-com-sacolas-plasticas-ate-2012-20100123.html

publicado em 24/01/2010 às 06h00:
Lei no Rio manda acabar com sacolas plásticas até 2012

Estabelecimentos comerciais devem trocar sacos por bolsas retornáveis ou vão pagar multa
Caroline de Carvalho, do R7

Multas para estabelecimentos que não trocarem as sacolas chegam a R$ 12 mil
Uma lei no Rio, aprovada em julho do ano passado pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), obriga os estabelecimentos comerciais do Estado a trocarem até 2012 as sacolas plásticas por bolsas feitas de material reciclável. Quem não cumprir a regra, está sujeito a multas que podem chegar a R$ 10 mil por cada infração.

Além do Rio, governos de quatro Estados adotaram leis contra o uso de sacolas plásticas [Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco e Paraná], 19 prefeituras [Goiás, Belém, Piracicaba, Balneário Camboriú, Uruguaiana, Maceió, São Paulo, Jundiaí, Natal, Florianópolis, Belo Horizonte, Uberlândia, Recife, João Pessoa, Aracajú, Sorocaba, Piracicaba, Mogi das Cruzes e Guarulhos] e o Distrito Federal.

Em Santa Bárbara D`Oeste, no interior de São Paulo, há um projeto de lei dos vereadores Fabiano Martinez (PDT) e José Antônio Gonçalves (PV) que cria caixas preferenciais nos supermercados para quem opta por não usar sacola plástica. A previsão é de que o projeto seja votado este ano.

Em contrapartida, a Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) incentiva o uso de sacolas plásticas, mas de forma consciente, sem desperdício, e recomenda que os consumidores exijam sacolas mais resistentes para evitar o abuso.

Outras sugestões do site da instituição incentivam a reutilizar os sacos de várias formas: como bolsa de gelo, capa de chuva, proteção de sapatos, vedar janelas quebradas, colocar lixo doméstico. O Instituto também defende a coleta seletiva de lixo.